quarta-feira, 23 de março de 2016

Educação financeira...Cássia D'Aquino Filocre.

Cássia D'Aquino Filocre, especialista em educação financeira, comenta que o fato de uma criança de dez anos se interessar pelo investimento em ações é natural, à medida que crianças se interessam pelos mais variados assuntos, como ballet, artes plásticas, músicas, etc.
Mas, ela alerta que as aptidões dos filhos não podem resultar em exageros dos pais. "Se a criança não concentra um excesso de energia nisso não tem problema. Mas é a história da papinha e da feijoada: os pais devem tomar cuidado para não dar feijoada para um bebê porque essa é a fase da papinha e a feijoada com certeza será indigesta", diz Cássia.
Ela acrescenta que não há problema algum em estimular o interesse da criança por algo que ela demonstra ter talento, o problema é quando a questão começa a tomar uma dimensão e importância maior do que a desejada para sua idade, o que pode afetar sua possibilidade cognitiva e seu desenvolvimento psicológico.
O foco excessivo da criança em um assunto, segundo a educadora, pode atrofiar o seu aprendizado em outros aspectos. Esse tipo de exagero é especialmente preocupante quando o assunto é dinheiro.
Em primeiro lugar, Cássia afirma que a criança deve entender que gastar é tão importante quanto investir. "Os pais devem estabelecer objetivos para o uso do dinheiro. Acumular por acumular já é algo discutível, para uma criança então nem se fala. Ela precisa compreender que o dinheiro é apenas um meio para alcançar objetivos", diz.
Em segundo lugar, Cássia diz que é essencial que os pais coloquem o dinheiro em seu devido lugar. "O dinheiro não pode ser a coisa mais importante na vida de alguém, não importa se ela tem dez, 30 ou 50 anos. Os sentimentos são sempre muito mais importantes e todo ganho e uso do dinheiro deve ser regido pela ética", afirma.
A especialista ainda recomenda que, ao se depararem com aspirações que contenham uma boa dose de utopia - como se tornar um presidente da República, o Ronaldinho ou a Taylor Swift - os pais mostrem aos filhos que a vida é cheia de possibilidades, que vão muito além da fama e do dinheiro.Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário